quarta-feira, 4 de março de 2009

O tempora! O mores!

Se alguém ausentou-se do Brasil por 20 anos e retornou ontem ao País, certamente não conseguirá entender o que se passa no Planalto Central. Talvez Cícero, nas suas catilinárias pronunciadas no Senado romano em 63 a.C., seja capaz explicar tamanha reviravolta num discurso.

O ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro - ele próprio, um ex-integrante do antigo PDS e do PFL - comemorou, ontem, a eleição do ex-presidente Fernando Collor de Mello, hoje senador, para presidir a poderosa Comissão de Infra-Estrutura do Senado. Collor derrotou - por 13 votos a dez - a fiel escudeira petista Ideli Salvatti.

Mais surpreendentes ainda são os termos do elogio feitos pelo ministro ao ex-adversário do presidente de Lula na disputa presidencial de 1989. Ao afirmar as "afinidades" entre Collor e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, do PT, disse ter certeza de que, com a experiência do senador alagoano, os dois (Collor e Dilma) "vão "se ajudar" na condução do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

PS - Nas suas famosas Catilinárias - discursos nos quais atacava duramente os atos corruptos do colega senador Lúcio Catilina, na Roma Antiga, dizia Cícero: "Até quando, ó Catilina, abusarás da nossa paciência? Por quanto tempo ainda esse teu rancor nos enganará? Até que ponto a tua audácia desenfreada se gabará de nós?"

Um comentário:

Anônimo disse...

Lula, Collor, Sarney, Dilma, FHC, Serra. Tudo farinha do mesmo saco! Será que nesse país não existem mais homens de bem?