quarta-feira, 4 de março de 2009

Cortina de fumaça para 2010

O que está por trás de toda aquela troca de tiros entre o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), os seus correligionários do PMDB e o deputado federal Sílvio Costa (PMN-PE)? Se você imaginou que o tema "corrupção" é a linha mestra do alvoroço, passou perto. Mas precisa lembrar que político, por uma questão de essência, não faz um movimento sem pensar em votos.

A luta - em princípio solitária - de Jarbas contra a corrupção dentro do seu próprio partido e no governo Lula, a quem faz oposição, tem todos os méritos. Afinal, o PMDB é o maior partido do País e a maior máquina de arrecadação de favores, cargos e benesses já vista. Já o PT, agora no governo, assume o papel de fornecedor, de olho na perpetuação do poder.

Isolado na oposição em nível federal, e sem poder de fogo em Pernambuco, Jarbas aproveita a onda de moralização na qual vem surfando desde a entrevista nas páginas amarelas da revista Veja, há duas semanas, para se cacifar politicamente.

Embora tenha dito que não pretende mais disputar cargos eletivos após o término do seu mandato no Senado, ele sabe que sempre há o argumento que "político não é dono da própria vontade", no caso de vir a ser alçado à condição de candidato ao Palácio do Campo das Princesas, pela terceira vez, a "pedido" das legendas de oposição no Estado - PMDB, DEM e PSDB - como único nome com força para enfrentar a reeleição do governador Eduardo Campos (PSB).

É aí que entra Sílvio Costa. Conhecido opositor de Jarbas desde que brigou com este, em 1993, quando um era prefeito e o outro, vereador - a briga teria sido pela não nomeação de alguns afilhados de Costa na PCR - o deputado se municiou como pôde e foi a tribuna, ontem, no mesmo dia e horário previstos para o discurso de Jarbas, atacar o senador por todos os flancos.

Não se trata de julgar o próprio Sílvio Costa, mas de procurar saber quem o muniu de informações e estimulou sua cruzada "antijarbista" na tribuna da Câmara.
Observadores mais experientes são capazes de apostar uma urna cheia de votos que a iniciativa teria partido do Palácio do Campo das Princesas. É claro que negativas virão de todas as partes, mas não impedem uma reflexão: quem é o maior desafeto de Jarbas, hoje, em Pernambuco, e que não gostaria de vê-lo disputar novo mandato majoritário?


Quem respondeu Eduardo Campos, está no caminho certo. O governador, pessoalmente, jamais faria qualquer investida contra o adversário peemedebista. Mas é para isso que dispõe de um séquito de assessores, e de parlamentares aliados.

Sílvio Costa bateu pesado em Jarbas, chamou-o de parasita do poder, de farsante e outros adjetivos nada elegantes. Ficou sem resposta, porque o grupo de Jarbas o aconselhou a não polemizar. Mas deu uma pequena mostra de como poderá ser o nível da disputa pelo governo do Estado em 2010, no caso de um enfrentamento direto entre Eduardo e seu antigo e mais acirrado inimigo. Uma rivalidade que o governador herdou do avô, Miguel Arraes.

Um comentário:

tacilimasemproblemas.com.br disse...

O que está por trás de Silvio Costa? A própria idiotice e falata do que fazer. Ele, como não consegue projetar-se como homemm público, faz de seu tempo lorota e fuxico para manter-se na mídia! E achar ainda jornalista que se propõem a divulgar tamanhas asneiras é demais!!!!