segunda-feira, 31 de agosto de 2009
















Verdes de raiva!


A filiação da ex-petista Marina Silva ao PV não ficou sem recibo por parte do Planalto. A reação ficou a cargo do seu sucessor no Ministério do Meio Ambiente, Carlos Minc. Depois de um preâmbulo elogioso à senadora acreana, ontem ele foi direto ao ponto: a gestão dela na pasta foi incipiente, e só agora a questão ambiental no Brasil tem sido tratada de forma bem melhor, graças ao empenho da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, em garantir os programas propostos por ele, Minc.

Não por coincidência, a entrada de Marina Silva no páreo da sucessão presidencial parece ter sido o único fator, até o momento, a abalar os petistas, que enxergavam em Dilma uma boa chance de se manter no poder por pelo menos mais quatro anos. Não precisa ser especialista para saber de onde uma candidatura de Marina tiraria a maior parte dos seus votos. Certamente não do presidenciável tucano José Serra.

Desde que foi convidada a trocar o PT pelo PV, na onda da sua insatisfação com os rumos que o governo petista vinha dando à questão ambiental – exatamente por conta da interferência de Dilma, agindo quase sempre em favor dos pleitos dos empresários sobre os dos ecologistas – Marina tirou o sono do presidente Lula e da sua candidata.

Ninguém na cúpula do PT admite, mas as vantagens de ser mulher, ministra de Lula e com um passado ligado ao movimento popular eram, até pouco tempo, as principais cartas com as quais o Planalto pretendia bancar o palanque de Dilma. Que acaba de perder tais exclusividades.



* Texto publicado na coluna Cena Política, do JC - 31/08/09

Nenhum comentário: