quarta-feira, 10 de junho de 2009













Blog da Petrobras - Empresa recua

Em O Globo

Após ter sido criticada por vazar em seu novo blog perguntas de jornalistas antes da publicação das respectivas matérias, a Petrobras cedeu e decidiu que a partir de agora irá veicular o conteúdo dos emails com questionamentos da imprensa somente no dia previsto para o material sair nas bancas.

Em mensagem no próprio blog "Fatos e Dados", a assessoria da estatal afirma que tanto as perguntas como as respostas da companhia continurão a ser disponibilizadas na íntegra para os internautas.

Segundo a nota, o apoio dos comentários - selecionados - no blog e de entidades como a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) demonstrariam que a iniciativa da empresa de publicar os questionamentos dos jornalistas foi acertada.

No entanto, os grandes veículos de imprensa do país e entidades como a Associação Nacional de Jornais (ANJ), Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e Associação Brasiliera de Jornalismo Investigativo (Abraji) repudiaram publicamente o fato de o blog revelar, sem autorização, o conteúdo das investigações e perguntas dos jornalistas, comprometendo assim a exclusividade de reportagens ainda não publicadas.

Fonte: Blog do Noblat


2 comentários:

Carlos Magnata disse...

acho um bom recuo. gosto da idéia das insituições públicas publicarem (públicas/publicarem, sacou? hehehe) as respostas que deram aos jornalistas, mas tava faltando esta preocupação ética de não antecipar a pauta.

Claro que a criação do blog foi uma jogada política pra se defender atacando e que tem como consequência um cuidado redobrado do repórter com o que vai publicar - e esse cuidado é ruim?

Ruim, pra mim, é publicar no blog antes da matéria estar nas ruas. Tomado o cuidado ético de esperar a publicação da matéria, o repórter só se intimida se estiver não for responsável na apuração e na redação.

de qualquer forma, é um bom debate.

abraço, serginho

Carlos Magnata disse...

"se estiver não for responsável"... que viagem... foi mals