terça-feira, 3 de novembro de 2009











Nunca antes na história deste Estado...


O presidente Lula volta hoje a Pernambuco para mais uma atividade política. Dessa vez, vai falar no Congresso Nacional de Saúde Coletiva, sobre Josué de Castro e a fome no Brasil. Permitam-me o trocadilho infame: um prato cheio para Lula! Ele adora o tema. E adora personalizá-lo. Focar nele a sua própria história.

Esta será a sétima visita presidencial, somente este ano. Ano em que Lula deflagrou de vez a campanha da ministra Dilma Rousseff à sua sucessão. E Dilma – ainda pouco conhecida do povão, segundo as pesquisas – estará lá, no Centro de Convenções, ao lado do chefe e maior cabo eleitoral.


Antes da visita de hoje, Lula já esteve em Pernambuco outras seis vezes, para participar de ações do arco da velha. Já pilotou tratores na inspeção às obras da BR 101, presenciou um “batimento de quilha” de um navio em produção no Estaleiro de Suape, comeu mortadela produzida aqui, inaugurou escolas técnicas, laboratório de rádio-fármacos, moinho de trigo. Todos já vinham em funcionamento, é verdade. Mas isso é apenas um detalhe.


Sim, claro, teve a “inauguração” do Parque Dona Lindu – aquele que ainda não foi entregue à população. O presidente escolheu Fernando de Noronha para passar o réveillon. Também já sobrevoou a construção da Ferrovia Transnordestina. Recentemente, ele inspecionou os canteiros de obras da transposição do Rio São Francisco, em solenidades tão cinematográficas que a oposição chiou. Tinha sempre Dilma ao seu lado.


Mas o fato é que, se Lula está ou não em campanha, isso é o que menos importa agora ao governador Eduardo Campos (PSB). Este sim, está em campanha pela reeleição. E tem colhido mais dividendos eleitorais a cada visita presidencial.


Eduardo brilhou em todas elas, tirou proveito político, mostrou suas obras – muitas realizadas graças ao dinheiro federal do PAC – e, melhor que tudo, mostrou a si mesmo, ao lado de um presidente que tem aprovação popular estourando a casa dos 90%.


Nunca antes na história deste País um presidente visitou tanto Pernambuco. E nunca antes na história deste Estado, um governador foi tão prestigiado pelo chefe da Nação.


Mexendo na memória, ficou até difícil lembrar das poucas vezes em que Fernando Henrique Cardoso (PSDB) esteve por aqui. Fosse na época de Miguel Arraes (PSB) – que lhe fazia oposição – fosse com Jarbas Vasconcelos (PMDB), um grande aliado.


Essa movimentação de Lula deixa a oposição estadual louca. Sem ter sequer um candidato a governador definido para mostrar ao povo, perde tempo e terreno e ainda tem que engolir o teatro político-eleitoral do bloco governista, sorridente nas fotos ao lado do presidente.


Deve ser mesmo difícil fazer oposição num cenário tão adverso. Talvez seja por isso que Jarbas prefere guardar sua munição para disparar em Brasília, na tribuna do Senado.

Nenhum comentário: