segunda-feira, 14 de março de 2011

E o prefeito se move...












O prefeito do Recife, João da Costa (PT), está, de fato, longe de ter a unanimidade no bloco governista. Sua candidatura à reeleição – que deveria ser pensada como natural – tem sido questionada, embora em reserva, por setores do palanque liderado pelo governador Eduardo Campos (PSB). O rompimento com o ex-padrinho político João Paulo (PT) também ajudou a criar uma certa desconfiança entre os aliados.


Mas ninguém se engane: o prefeito está disposto a ir à luta. Depois da licença médica de 101 dias, ele parece ter despertado para a necessidade de pavimentar a própria reeleição, e dá vários sinais nesse sentido. Seja no empenho em fazer um bom Carnaval no Recife, seja na busca de mais diálogo com líderes do bloco governista, inclusive o próprio Eduardo Campos.

O fato é que João está se movendo. E alguns desses movimentos, até pelo caráter inesperado, atraem atenções e geram polêmica, jogando o prefeito no foco das discussões. Funciona.


Só os mais inocentes, por exemplo, acreditariam que as sucessivas aparições ao lado do marqueteiro Antônio Lavareda têm apenas caráter “social”. Os dois passaram a semana pré e o Carnaval inteiro se encontrando. No sábado ainda foram ao Rio de Janeiro assistir ao desfile das escolas de samba campeãs.

Dono de baixos índices de popularidade, se o prefeito estiver buscando aconselhamento, Lavareda é um nome bem adequado. Muito embora tenha sido demonizado pelo PT por muitos anos, quando cuidava das campanhas de Jarbas Vasconcelos & cia.

Enfim, se o projeto de João da Costa é chacoalhar o cenário pré-eleitoral no Recife para tentar marcar presença, até agora tudo está seguindo dentro dos conformes.

* Texto publicado na coluna Cena Política - JC, 14/03/2011

Nenhum comentário: