sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Ministro com folha corrida











Pode ser levado a sério um país onde, para nomear um ministro, a presidente da República precisa antes mandar passar um "pente fino" no passado de cada candidato à vaga? Pois foi o que ocorreu com o deputado federal Gastão Vieira (PMDB-MA), substituto do colega peemedebista Pedro Novais, outro maranhense.


Só para refrescar a memória, Novais é o segundo ministro indicado pelo PMDB a ser demitido sob suspeita de corrupção. O primeiro foi Wagner Rossi (Agricultura). Houve um terceiro peemedebista dispensado, Nelson Jobim. Mas este saiu depois de falar mal da própria equipe ministerial.


Além de Gastão Vieira, Dilma Rousseff tinha mais um punhado de nomes do PMDB para o cargo. Ressabiada, mandou investigar a "ficha política" de cada um deles. Dois esbarraram na Lei da Ficha Limpa, enquanto outro carecia de empuxo político. Sobrou Gastão, cuja indicação, de quebra, agradava ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), padrinho político do demitido Novais.















Vencida essa página, o que fez a presidente? Foi prestigiar o encontro nacional do PMDB, em Brasília, e lá atuou como mestre de cerimônias. Ao discursar, Dilma rasgou elogios ao partido, que classificou como um "parceiro fundamental" no seu governo, sobretudo as suas bancadas parlamentares na Câmara e no Senado, "sempre presentes e leais quando estão em jogo os interesses do País e do povo".


A retórica da presidente, de fato, está cada dia melhor. E a cada dia ela age com mais naturalidade. Prova disso é vê-la sapecar tantos elogios à uma bancada parlamentar conhecida exatamente pelo capricho de só votar qualquer projeto de interesse do País se, antes, seus próprios "interesses" forem contemplados. E alguns desses interesses, para falar o mínimo, são indizíveis.


Mas cabia a Dilma Rousseff, na festa peemedebista, acalmar os ânimos de um partido que, pela sua força e dimensão, precisa obrigatoriamente ser afagado por qualquer governante que não deseje ser inviabilizado. A presidente mostrou ter aprendido bem essa lição desde a época em que atuou como ministra da Casa Civil do ex-presidente Lula, seu padrinho político e professor de jogo de cintura com o Congresso Nacional.


Afinal de contas, embora esteja cercada por mulheres nos cargos-chave da política na sua equipe, pairam sobre Dilma a sombra de dois homens poderosos, que não devem ser contrariados: o vice-presidente da República, Michel Temer, e o presidente do Senado José Sarney.

O primeiro, que é ex-presidente nacional do PMDB, até hoje vem cumprindo à risca as determinações que lhe são repassadas pelo segundo. E este segundo, a cada dia se mostra mais cardeal dentro do governo petista.


De fato, é uma relação complicada para a presidente, esta com o PMDB. Do tipo ruim com ele, pior sem ele.

2 comentários:

FabiLobo disse...

Artigo escrito pelo Comando de Mobilização Estadual de Pernambuco com a real possibilidade da pasta do MTE ser destinada ao Deputado Federal João Paulo. Havendo interesse fiquem à vontade para publicá-lo.
Atenciosamente,
Fabiane Lobo
Tel: 081 99574700

Uma esperança para o Ministério do Trabalho e Emprego: o revolucionário e combativo Deputado Federal João Paulo – PT/PE


(Homenageamos a colega de luta e servidora Maria Lúcia Tenório de Barros, que, por mais de 20 anos dedicou parte importante de sua vida ao trabalho e faleceu hoje, na esperança de ter reconhecido seu importante papel como servidora do MTE, assim como tantos outros colegas no país)

Na manhã do dia 28/11/11, após mais de quinze dias ouvindo somente notícias que vêm destruindo a imagem do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), nós, servidores administrativos da pasta, que dedicamos nossa vida profissional e acreditamos na importância do nosso trabalho para milhares de outros trabalhadores do país, tivemos, finalmente, uma notícia que nos devolveu a esperança: o então Deputado Federal pelo PT/PE, João Paulo, está cotado, com o apoio do partido, para ser o Ministro do Trabalho e Emprego.

Com sua história de vida, o parlamentar, que, incansavelmente, se dedica às lutas dos trabalhadores do país, tem excelente aceitação entre os servidores do MTE, especialmente para nós, servidores administrativos do Estado de Pernambuco, que sempre contamos com o apoio de João Paulo. Durante a greve de 2011, uma das maiores já realizadas no Serviço Público Federal (e que ainda aguarda um desfecho no Supremo Tribunal Federal), o parlamentar apoiou o Comando de Greve do Estado e participou também de algumas ações com o Comando Nacional de Greve dos Servidores Administrativos do MTE, a exemplo de reuniões com o então Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e de manifestações públicas de apoio à categoria, entre outras.

Em 2012, como Deputado Federal, João Paulo vem se aprofundando sobre as demandas dos servidores da pasta, proposto emendas parlamentares, participado de reuniões técnicas e buscado apoio político junto à base aliada e ao Ministério do Planejamento, objetivando a sensibilização do governo para o pleito dos administrativos do MTE.

Nessa nossa luta por um Plano de Carreira que resgate a dignidade da nossa profissão, por melhores condições de trabalho, contra o esvaziamento das atribuições da pasta e para por fim à evasão dos servidores de carreira em busca de melhores salários, atitudes concretas de apoio como as do Deputado Federal João Paulo fazem com que continuemos a acreditar em dias melhores para o Serviço Público Federal e para os trabalhadores e trabalhadoras desse país.

Diante dos últimos acontecimentos, saber que o Partido dos Trabalhadores pensou em uma pessoa com as qualidades e a história de vida de João Paulo para gerir o Ministério do Trabalho e Emprego faz com que tenhamos esperança no resgate das funções do órgão, uma pasta criada para defender os direitos dos trabalhadores e lhes atender nos momentos em que mais precisam da proteção social prestada pelo Estado.

Recentemente, fomos ofendidos com as tentativas do Ministro Carlos Lupi de nos atribuir a responsabilidade pela corrupção que vem sendo denunciada pela imprensa. O Ministro se referiu a nós forma de discriminatória como “servidores do vigésimo escalão”, declarando que não tem como controlar o que fazemos “na ponta”. Todos sabem que não somos nós os detentores do poder de decisão em relação ao convênio com ONG’s e sim a cúpula do PDT que está instalada no MTE.

Após tantas lutas, decepções, descaso das autoridades, desesperança, frustrações (o Excelentíssimo Deputado João Paulo sabe do que estamos falando, porque vivenciou isso conosco), nós, servidores administrativos do MTE e, certamente, milhares de trabalhadores e trabalhadoras do país inteiro, voltamos a ter esperança. O revolucionário e combativo Deputado João Paulo (PT/PE) será muito bem-vindo ao Ministério do Trabalho e Emprego!

Fonte: Comando Estadual de Mobilização do MTE/PE

FabiLobo disse...

Vamos publicar!