segunda-feira, 10 de maio de 2010

Como criar um monstro












O processo de isolamento imposto pelo PT pernambucano ao ex-prefeito do Recife, João Paulo, após ele ter sido derrotado na disputa pela vaga de senador, pode surtir um efeito colateral complicado para os próprios petistas. Por mais inquieto ou indomável que seja, por mais que incomode o comando partidário, João Paulo construiu uma liderança exponencial não só no Recife, mas em boa parte do Estado. Que deve ficar clara na disputa pela Câmara dos Deputados, em outubro.


A iniciativa de isolamento ficou explícita durante a visita de Lula ao Estado, na sexta-feira, para a qual o ex-prefeito sequer foi convidado. Mesmo sendo ele o autor do projeto habitacional Via Mangue, posteriormente executado pelo prefeito João da Costa (PT) e inaugurado na semana passada pelo presidente.


No momento em que o PT desiste do diálogo – por mais difícil que seja – e passa a ignorar o peso político de João Paulo, colabora para pavimentar um caminho que começou a ser aberto no início da década, e que pode levá-lo direto para os braços do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB). A aproximação começou quando um era governador e o outro, prefeito. E foi tão evidente que incomodou a campanha de Humberto Costa ao governo, em 2002.


Não que os dois estejam prestes a se unir oficialmente. Mas qualquer observador atento é capaz de imaginar o estrago que uma eventual aliança Jarbas-João Paulo, num futuro próximo, poderia causar no front governista. E depois da atitude da cúpula petista, já tem gente na oposição se movimentando para fazer o meio de campo, de olho em 2012 e 2014.


* Texto publicado na coluna Cena Política, do JC, em 11/05/2010

Nenhum comentário: