quinta-feira, 29 de abril de 2010

Líder de quem?















Em época de eleição, fica difícil fazer justiça ao presidente Lula sem incorrer no risco de ser acusado de partidário. Quero deixar claro que não sou, nunca fui e não pretendo ser partidário do petismo. Aliás, nos dias de hoje, me custaria muito manter simpatia por qualquer partido ou político brasileiro.


Mas quando um presidente de um país sofrido como o Brasil é listado por uma das maiores revistas do mundo, a norte-americana Time, entre os 25 líderes mais influentes do planeta, vêm à cabeça, de imediato, dois exercícios de reflexão: primeiro, uma
retrospectiva dos últimos sete anos e meio da gestão Lula. E em seguida, uma comparação com o trabalho dos administradores que o antecederam. Daí, surge a pergunta: o que mudou tanto no Brasil de hoje?

Não se trata de discorrer sobre a política econômica, a elevação do PIB e do nível de emprego e renda, ou mesmo a melhoria da imagem do país lá fora. Coisas que estão na ponta da língua de qualquer técnico ou parlamentar petista. Gostaria de avaliar um aspecto mais básico, mas ao mesmo tempo, essencial: o povo está comendo mais, vestindo mais, estudando mais e trabalhando mais do que antes.


Quando me refiro ao povo, falo de Povo com P maiúsculo. Eu mesmo não me incluo nesse grupo, porque tenho raízes fincadas na pobre classe média brasileira, que pouco sentiu os efeitos da atual gestão. Um universo do qual também fazem parte muitos dos que me lêem.

Sem querer usar, mas já usando a péssima classificação adotada por antropólogos, sociólogos, economistas e políticos, falo dos que integram as classes C, D e E no país. Pessoas que há pouco mais de duas décadas ainda trocavam seu voto por tijolos, telhas, dentaduras ou pares de óculos. E antes que alguém diga: ah, agora eles trocam seu voto por um cartão do Bolsa Família, eu mesmo admito. Sim, trocam. Mas ao menos estão trocando por comida.

Não se trata de conformismo, mas de realismo. Quem cobriu inúmeros comícios de Lula, ao longo de cinco eleições presidenciais, deve ter ficado saturado de tanto ouvi-lo propagar seu sonho de chegar ao poder para garantir a cada brasileiro o direito a três refeições decentes ao dia. Parecia um projeto muito pouco ambicioso. Mas só para quem nunca passou fome na vida.


Não se trata de fazer apologia ao presidente Lula. Mesmo porque, costumo levantar muitos questionamentos sobre a condução política dada por ele ao governo, às alianças espúrias que fez para chegar aonde chegou, à relação de barganha que estabeleceu com o Legislativo e o Judiciário e outras questões pouco glamurosas para que é citado como "exemplo de filho da classe trabalhadora da América Latina" no texto da Time. Texto, aliás, muito bem escrito pelo jornalista e cineasta americano Michael Moore, no seu estilo recheado de ironias.

Gostaria apenas de deixar no ar algumas perguntas ingênuas: Por que somente Lula - e nenhum dos seus antecessores - foi capaz de promover tais mudanças na vida dos mais pobres? O que tem de especial nesse político, oriúndo do sindicalismo de porta de fábrica, de pouca instrução e fala incorreta? O que leva um presidente que se comporta ao avesso do que se espera de um estadista, a ser escolhido como um dos principais líderes mundiais?

São questões que qualquer opositor de Lula responderia com a maior facilidade. Só não se sabe se tais respostas - geralmente tiradas de um repertório já bem batido - conseguiriam convencer quem mudou de vida nos últimos sete anos e meio, que saiu da linha de miséria graças aos programas sociais do governo.

De fato, parece que somente uma eleição plebiscitária - como, no fundo, desejam petistas e tucanos - pode esclarecer tudo isso.

Nenhum comentário: