
Xeque-mate
Jogada de mestre, a do governador Eduardo Campos (PSB). Depois de refletir em profundo silêncio sobre as peças colocadas no tabuleiro da sucessão estadual de 2010, fez alguns movimentos arrojados e praticamente consolidou as suas chances de reeleição.
O primeiro movimento aconteceu logo no início da gestão, quando o governador colocou sob seu comando uma das alas do PT - a liderada pelo secretário das Cidades, Humberto Costa. Agora, num segundo movimento, nomeou João Paulo para a Secretaria Especial de Articulação Regional, segurando a outra banda petista.
A pasta destinada ao ex-prefeito do Recife - desocupada há mais de um ano - vai dar a João Paulo a inserção necessária no interior para garantir sua candidatura ao Senado. Ao mesmo tempo, o peso político do ex-prefeito fortalece o governo Eduardo na Região Metropolitana, onde os índices de aprovação são menos elevados.
O governador ainda ampliou a manobra de ontem, com a nomeação da ex-prefeita de Olinda, Luciana Santos, para a Secretaria de Ciência e Tecnologia. Fechou, assim, o apoio integral do PCdoB ao seu palanque.
Do outro lado do tabuleiro, Eduardo estreitou pouco a pouco os laços com o PTB, ganhando o direito de usufruir da forte estrutura eleitoral montada ao longo dos últimos anos pelo deputado federal Armando Monteiro Neto no Estado, para tentar consolidar seu sonho de chegar ao Senado.
Entre um e outro movimento com as peças maiores, o governador também manobrou com os peões. Distribuiu obras e ações pelo Estado e, como resultado, tomou para si o apoio de vários prefeitos ligados aos partidos da oposição, enfraquecendo ainda mais as linhas adversárias.
Tudo isso a pouco mais de um ano das eleições deixa em posição muito cômoda a frente governista, e complica muito as próximas jogadas da oposição.
2 comentários:
João Paulo ganhou essa pasta só para ficar rodando o interior, visitar obras e garantir uns votos, já que ele só é conhecido aqui pelo Recife. E os programas agregados vão ajudar também.
E então joão paulo? O "zóio azul" tá obedecendo ordens de quem para te dar essa boquinha? Foi um "cala-boca" para tu parar de encher o saco do energúmeno do lula?
E a lucianta? Bem que poderia ser nomeada "Secretária da Agricultura" e montar seu gabinete na cidade de Floresta.
Tamos ferrados...
Postar um comentário